Acesse o Portal do Governo Brasileiro
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial 1ª Reunião Extraordinária, de 2013, da Câmara Técnica da Pesca (CTP) do CBH BPS
« Setembro 2017 »
SeTeQuQuSeSaDo

discurssao

1ª Reunião Extraordinária, de 2013, da Câmara Técnica da Pesca (CTP) do CBH BPS

Aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 5 de abril de 2013, na Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental (Upea), do Instituto Federal Fluminense.

1ª Reunião Extraordinária, de 2013, da Câmara Técnica da Pesca (CTP) do CBH BPS

Apresentação do capitão Luiz Carlos da Silva, da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil.

Texto - 1ª Reunião Extraordinária, de 2013, da Câmara Técnica da Pesca do CBH BPS

Data do texto – 08 de abril de 2013

A 1ª Reunião Extraordinária, de 2013, da Câmara Técnica da Pesca (CTP) do CBH BPS aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 5 de abril de 2013, na Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental (Upea), do Instituto Federal Fluminense. Durante a tarde, foi realizado no mesmo local o 1º Seminário da Câmara Técnica da Pesca.

Dos eventos, participaram representantes da pesca regional, da Diretoria do CBH BPS, de Prefeituras e de órgãos como, por exemplo, Defesa Civil, FIPERJ, Ministério da Pesca, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), ASFLUCAN, LLX, Nekton Ambiental, Sindicato Rural de Campos e Marinha do Brasil.

Na reunião, o representante da Colônia de Pescadores Z-19, Rodolfo Silva, foi eleito por unanimidade para coordenar a Câmara Técnica da Pesca, e a representante da empresa Ecoanzol, Luiza Salles, foi eleita como relatora do grupo.

Também marcou presença no encontro o capitão Luiz Carlos da Silva, da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, de São João da Barra-RJ. Luiz apresentou normas e exigências para a qualificação e ingresso em curso de formação de pescadores profissionais. Por sua vez, o representante do Ministério da Pesca, Sergio Henrique Silva, falou ao público sobre alguns cursos oferecidos na região: Informática, POP e administração para colônias e associações. Sobre esse mesmo tema, também comentou o representante do IFF, Vicente de Oliveira, informando que o Instituto Federal oferecerá cursos em vários municípios da região, inclusive em comunidades de pesca.

A pauta da reunião foi composta por vários temas. Ficou decidido, ainda, que a 2ª Reunião Extraordinária da Câmara Técnica acontecerá no dia 12 de abril, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Em seguida, a Upea e a Colônia de Pescadores Z-19 ofereceram almoço aos presentes, dando continuidade ao evento no período da tarde.

Durante a tarde, ocorreram as palestras do I Seminário da CTP, realizadas pelos representantes do INEA, Marinha do Brasil, FIPERJ e IFF, entre outros, e que abordaram, de forma mais específica, os problemas que a pesca vem enfrentando, as capacitações que estão sendo oferecidas aos profissionais da pesca e, assim, destacando o fortalecimento do setor pesqueiro na região.

Banner Noticias MEC

Gestão dos Recursos Hídricos