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Novo Edital do LABOMAR

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ 
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR - LABOMAR 
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MARINHAS TROPICAIS 
EDITAL ESPECIAL MEC-SETEC Nº 001/2012 – SELEÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO 
 
A  Coordenação  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Ciências  Marinhas  Tropicais 
(PPGCMT),  da  Universidade  Federal  do  Ceará  (UFC)  comunica  a  abertura  do  edital  de 
seleção para o preenchimento de até 25 (vinte e cinco) vagas sendo 15 (quinze) para o 
mestrado e 10 (dez) para o doutorado, a serem ofertadas no semestre letivo 2012.2, para 
os  docentes/pesquisadores  da  Rede  Federal  de  Educação  Profissional  e  Tecnológica, 
originários preferencialmente das unidades integrantes dos Núcleos de Pesquisa Aplicada 
nas  áreas  de  pesca,  aqüicultura,  portos  e  navegação  (NUPAS),  conforme  convênio 
firmado para este fim entre a Universidade Federal do Ceará e a Secretaria de Educação 
Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Vagas remanescentes poderão ser 
preenchidas por docentes de Instituições Federais de Ensino Superior públicas, seguindo 
orientação específica do Ministério da Educação 
 
1. Das linhas de pesquisa 
Este edital contemplará as linhas de pesquisa do PPGCMT para o mestrado e doutorado 
inserido  na  área  de  concentração  Utilização  e  Manejo  de  Ecossistemas  Marinhos 
Tropicaisa saber: 
- Manejo de ecossistemas para a produção biológica; 
- Prospecção de recursos marinhos; 
- Microbiologia e patologia de organismos marinhos e estuarinos; 
- Análise de impactos ambientais da região oceânica e costeira. 
 
2 . Da inscrição 
2.1.  As  inscrições serão  realizadas  de forma  presencial  ou  através  da ficha  de  inscrição, 
com  firma  reconhecida,  obtida  no  site  do  Labomar  e  enviada  para  a  Secretaria  do 
Programa  de  Pós-Graduação  em  Ciências  Marinhas  Tropicais,  situada  na  Avenida 
Abolição, 3207 – Meireles – Fortaleza – Ce. CEP 60165-081 – Fone: (85) 3366 7014, nos 
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dias úteis, excluindo-se os sábados, no horário das 09h00min às 11h00min e 14h00min às 
16h00min, entre os dias 16-01-2012 a 13-04-2012. 
2.2.  As  solicitações  de  inscrições  também  poderão  ser  efetuadas  por  via  SEDEX  até 
último dia de inscrição, conforme endereço especificado no item 2.1. No caso de inscrição 
pelo  correio  enviar,  por  fax  (85  3366  7002)  ou  e-mail  (labomar@labomar.ufc.br),  o 
comprovante de postagem até o ultimo dia do período das inscrições
.
 
2.3.  Poderão  inscrever-se  docentes/pesquisadores  dos  NUPAS  e  docentes  de 
Universidades Federais. 
2.4. Documentos Necessários 
A aceitação do pedido de inscrição do candidato estará condicionada à apresentação de 
todos os documentos a seguir discriminados: 
  Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo candidato (Anexo I); 
  Cópia  do  Diploma  de  Graduação  e  do  Curso  de  Mestrado  (ou  declaração  da 
Coordenação do Curso de que o aluno é concludente) e Histórico Escolar do Curso 
de Graduação e Mestrado; 
  Currículo Lattes atualizado (
http://lattes.cnpq.br
), em versão impressa devidamente 
comprovado 
com 
cópia 
dos 
documentos 
originais. 
Os 
comprovantes 
correspondentes  a  cada  ítem  do  currículo  devem  ser  numerados  e  anexados 
seguindo rigorosamente a ordem apresentada; 
  Cópia de RG (documento de Identidade), CPF(com visto do original pelo secretário 
do PPGCMT). Na inscrição por via postal, as cópias de diplomas, histórico escolar e 
demais documentos pessoais (RG e CPF) deverão ser autenticadas. 
  Projeto de Pesquisa (5 páginas em formato A4, espaço 1,5, fonte arial 12, margem 
esquerda de 2,5 cm, demais margens de 2,0 cm; anexos para figuras e tabelas se 
necessário) em cinco vias. O projeto de pesquisa deve seguir o formato descrito no 
Anexo II deste edital. Não serão aceitas propostas escritas à mão. 
2.5.  Terão  as  inscrições  homologadas  pela  Comissão  de  Seleção  apenas  os  candidatos 
que  apresentarem  a  documentação  exigida  dentro  do  prazo  previsto  no  item  2.1  do 
presente Edital.  
 
2.6.  Não  será  aceita  a  solicitação  de  inscrição  com  documentação  incompleta,  podendo 
ainda ser indeferida a solicitação do candidato que não atenda aos termos estabelecidos 
neste Edital. 
 
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3 Da seleção 
3.1.  A  seleção  dos  candidatos  será  feita  por  uma  Comissão  de  Seleção,  indicada  pelo 
colegiado e composta por cinco professores do PPGCMT. 
 
Seleção em Nível de Doutorado 
3.2. A seleção dos candidatos em nível de doutorado se dará em três etapas, (1) prova de 
interpretação  científica,  de  caráter  eliminatório,  (2)  apresentação  e  defesa  do  projeto  de 
pesquisa, de caráter eliminatório e (3) análise de currículo, de caráter classificatório. Para 
o desempenho em cada uma das duas etapas será atribuída uma nota em uma escala de 
0,0  (zero) a  10,0  (dez).  A  nota mínima  para  aprovação  nas  etapas  eliminatórias é  7,0. A 
nota  final  do  candidato  será  a  média  ponderada  das  três  notas  avaliativas  considerando 
peso 1,0 para a etapa (1), peso 4,0 para a etapa (2) e peso 3,0 para a etapa (3). 
3.3. A prova de interpretação científica tem por objetivo avaliar a capacidade do candidato 
de ler e interpretar textos técnicos e científicos na língua inglesa, especialmente aqueles 
de periódicos científicos de ampla circulação mundial. A prova de interpretação científica 
consistirá da interpretação de texto científico em língua inglesa, relativo às Ciências do 
Mar, sobre o qual serão apresentadas perguntas que deverão ser respondidas 
considerando as informações científicas constantes do artigo e o conhecimento do 
candidato em ciências do mar. Será permitido o uso de dicionário. Não será permitido o 
empréstimo de dicionário durante o exame. O artigo científico será selecionado pela 
comissão dentre a literatura corrente e relevante na área de abrangência do PPGCMT, a 
qual inclui periódicos tais como Nature, Science, PNAS, dentre outros. O exame terá 
duração máxima de três (3) horas.  
3.4.  A  apresentação  e  defesa  do  projeto  de  pesquisa  têm  como  objetivo  avaliar  o 
candidato quanto ao nível de conhecimento e domínio do tema, assim como a adequação 
da  proposta  à  linha  de  pesquisa  na  qual  esta  inserida,  sendo  consideradas  a  clareza  na 
definição do objeto de investigação e a pertinência do referencial teórico e da metodologia. 
A apresentação terá duração de 20 minutos e, em seguida, o candidato será argüido pela 
comissão  de  seleção  sobre  o  assunto  de  seu  projeto  e  sobre  conhecimentos  gerais  e 
experiência no campo das Ciências Marinhas, por um período de 20 minutos. Os critérios 
de avaliação incluirão: tempo da apresentação; qualidade do projeto; síntese e coerência 
dos  argumentos  e  clareza  de  expressão,  tanto  na  exposição  quanto  na  argüição; 
pertinência  do  conteúdo  das  respostas.  O  membro  da  comissão  de  seleção  que  seja 
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postulante  a  orientador  no  projeto  de  pesquisa  em  análise,  não  poderá  estar  presente 
durante a apresentação e argüição do respectivo candidato. 
 
Seleção em Nível de Mestrado 
3.5. A seleção dos candidatos em nível de mestrado se dará em quatro etapas, (1) prova 
de conhecimentos específicos em Ciências Marinhas Tropicais, de caráter eliminatório, (2) 
prova  de  língua  inglesa,  de  caráter  classificatório,  (3)  análise  de  currículo,  de  caráter 
classificatório e (4) entrevista e avaliação do projeto de pesquisa, de caráter classificatório. 
Para o desempenho em cada uma das etapas será atribuída uma nota em em uma escala 
de  0,0  (zero)  a  10,0  (dez). A nota  mínima  para  aprovação  na  etapa  eliminatória  é 7,0.  A 
nota final do candidato será a média ponderada das quatro notas avaliativas considerando 
peso 4,0 para a etapa (1), peso 1,0 para a etapa (2), peso 3,0 para a etapa (3) e peso 2,0 
para a etapa (4). 
3.6.  A  prova  de  conhecimentos  específicos  avaliará  os  conhecimentos  prévios  do 
candidato  através  de  questões  dissertativas  que  serão  avaliadas  de  acordo  com  os 
seguintes  critérios:  grau  de  conhecimentos  da  área  de  atuação  do  curso,  pertinência  do 
conteúdo  das  respostas,  síntese  e  coerência  dos  argumentos,  correção  da  linguagem  e 
clareza de expressão. A prova terá duração de três horas. 
3.7. A prova de língua inglesa será elaborada pela Coordenação das Casas de Cultura da 
UFC, obedecendo a critérios definidos por esta visando avaliar a capacitação instrumental 
no idioma escolhido. Caso o candidato não atinja a nota mínima, e tiver sido aprovado ao 
final  do  processo  de  seleção,  deverá  apresentar,  até  o  final  do  curso,  certificado  de 
conclusão de curso instrumental ofertado pela UFC, ou outro comprovante de proficiência 
na  Língua  Inglesa.  A  prova  terá  duração  de  três  horas  e  será  permitido  o  uso  de  um 
dicionário de língua estrangeira. 
3.8.  Para  a  entrevista  e  análise  do  projeto  de  pesquisa  o  candidato  reunir-se-á  com  a 
comissão  de  seleção  em  horário  e  data  a  serem  divulgados  durante  o  processo  de 
seleção. A entrevista versará, principalmente, sobre a proposta de projeto de pesquisa e a 
experiência e conhecimento do candidato no campo das Ciências Marinhas e terá duração 
máxima  de  20  (vinte)  minutos.  Será  avaliada  a  adequação  da  proposta  de  projeto 
apresentada  à  linha  de  pesquisa  pretendida;  clareza  na  definição  do  objeto  de 
investigação e pertinência do referencial teórico e da metodologia. O professor orientador 
proposto não poderá estar presente durante a entrevista do respectivo candidato. 
 
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Disposições Gerais 
3.3.  Para  a análise  de  currículo, será  utilizada  a  Ficha  de  Avaliação de  Currículo  (Anexo 
III).  Os  pontos  solicitados  pelo  candidato  na  ficha  serão  concedidos  ou  não  pelos 
examinadores, com base na documentação comprobatória. 
3.5.  Serão  considerados  aprovados  no  processo  de  seleção  os  candidatos  selecionados 
até o décimo lugar, no caso do doutorado, e décimo quinto lugar, no caso do mestrado. Os 
demais candidatos serão considerados eliminados, independentemente da nota obtida. 
3.7. O processo de seleção seguirá o seguinte cronograma:
 
Evento 
Data/Período 
Horário 
Local – LABOMAR 
Observação 
Período de inscrição 
16/01 a 13/04/2012 
veja item 2.1 
Secretaria da PGCMT 
(D) e (M) 
Prova de Interpretação Científica 
23/04/2012 
08:00 às 11:00  Auditório 
Eliminatória (D) 
Prova de Conhecimentos Especif. 
23/04/2012 
08:00 às 11:00  Auditório 
Eliminatória (M) 
Prova de Língua Inglesa 
24/04/2012 
08:00 às 11:00  Auditório 
Classificatória (M) 
Resultado parcial 
25/04/2012 
até 18:00 
Hall de Entrada 
(D) e (M) 
Apresentação do projeto  
26 e 27/04/2012 
a definir 
Sala de Reuniões 
Eliminatória (D) 
Entrevista 
26 e 27/04/2012 
a definir 
Sala de Reuniões 
Classificatória (M) 
Resultado Final 
até 04/05 
até 18:00 
Hall de Entrada 
(D) e (M) 
(D), Doutorado; (M) Mestrado. 
 
4. Da Classificação 
4.1.  Os  candidatos  serão  classificados  em  ordem  decrescente  de  nota  final  calculada 
conforme  o  Item  3.2.  Serão  considerados  aprovados  no  processo  de  seleção  os 
candidatos selecionados até o décimo lugar, no caso do doutorado, e décimo quinto lugar, 
no  caso  do  mestrado.  Os  demais  candidatos  serão  considerados  eliminados, 
independentemente da nota obtida. 
4.1. Em caso de empate na média final, os critérios de desempate serão os seguintes: 
a)  Maior nota no currículo; 
b)  Tempo de atuação na área de Ciências Marinhas, Pesca e Aquicultura; 
c)  Exercício do Magistério com experiência comprovada; e 
d)  Maior idade. 
4.2. Será desclassificado o candidato que deixar de cumprir qualquer um dos itens deste 
Edital e/ou não apresentar a documentação exigida no prazo determinado. 
4.3. O resultado final será publicado até as 18:00 horas do dia 04 de Maio, no saguão de 
entrada do Labomar. 
 
5 Das disposições finais 
5.1. A admissão de recurso administrativo deverá seguir as normas vigentes cabíveis a ser 
interposto formalmente no prazo de 48 horas após a divulgação dos resultados finais. 
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5.2. No caso de desistência de candidatos classificados, ficará a critério da Coordenação 
do  Programa  a  chamada  de  outros  candidatos,  respeitada  a  ordem  decrescente  de 
classificação. 
5.3.  Este  edital  terá  validade  até  a  homologação  do  resultado  final  pelo  colegiado  do 
PPGCMT.  
5.4.  Somente  o  edital  homologado  pelo  colegiado  do  curso  e  aprovado  pela  Pró-Reitoria 
de  Pesquisa  e  Pós-Graduação  da  UFC  que  circulará  datado  e  com  o  visto  da 
Coordenação do PPGCMT é considerado válido e oficial. 
5.4. Os casos omissos no presente edital serão dirimidos pela Coordenação do Programa 
de  Pós-Graduação  em  Ciências  Marinhas  Tropicais  da  UFC,  ouvida  as  Comissões  de 
Seleção e os respectivos interessados. 
 
 
 
Fortaleza, 08 de Fevereiro de 2012 
 
 
 
Prof. Dr. Rodrigo Maggioni 
Coordenador 
Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais 
Instituto de Ciências do Mar 
Universidade Fedeal do Ceará 
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ANEXO I 
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR 
PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS MARINHAS TROPICAIS 
 
Seleção  Edital 01/2012 
 
Formulário de Inscrição 
 Mestrado 
 
 
 
 
 
 Doutorado 
 
Dados pessoais 
Nome do candidato________________________________________________________________________________ 
Identidade nº .______________________________________CPF __________________________________________ 
Nascido em ______/_______/________ natural  de ______________________________________Estado___________ 
Residente a ____________________________________________________________ nº. _________ Apto__________ 
Bairro _______________________________ CEP ____________________ Cidade ____________________ UF_____ 
Telefone (          ) _____________________ Fax __________________ e. mail _________________________________ 
 
Formação Profissional 
Curso de Graduação ____________________________________________________ Licenciatura (   ) Bacharelado (   ) 
Instituição _________________________________________________________ Período _______________________ 
Titulo de Mestrado_____________________________________ Ano de obtenção do título _______________________ 
Instituição _______________________________________________________________________________________  
 
Atividade Profissional 
Cargo ou Função __________________________________________________ Empregador _____________________ 
Endereço do trabalho ______________________________________________________________________________ 
________________________________________________________________________________________________ 
________________________________________________________________________________________________ 
 
Linha de pesquisa
(    ) Manejo de ecossistemas para a produção biológica 
(    ) Prospecção de recursos marinhos 
(    ) Microbiologia e patologia de organismos marinhos e estuarinos 
(    ) Análise de impactos ambientais na região oceânica e costeira 
 
 
Orientador Proposto: 
 
 
  
Declaro ter conhecimento do conteúdo do Edital de Seleção, estando de acordo com as condições estabelecidas. 
 
 
 
 
 
Local e Data 
 
Assinatura 
 
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ANEXO II 
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR 
PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS MARINHAS TROPICAIS 
 
Seleção  Edital 01/2012 
 
Modelo de Projeto de Pesquisa 
 
1. Identificação da Proposta (não incluiir página de rosto ou capa), incluindo 
 
Título da Proposta 
Nome do Candidato 
Linha de Pesquisa 
Área da Proposta 
 
2. Justificativa, Hipótese e Objetivos 
 
Apresentar (1) a justificativa para realização do estudo, (2) a hipótese de trabalho que norteará a Tese, (3) o objetivo 
geral e objetivos específicos. 
 
3.  Metodologia 
 
Apresentar como serão alcançados os objetivos. Esclarecer a viabilidade técnica e financeira para a execução da 
proposta.  
 
4. Cronograma 
 
Apresentar o cronograma para execução da dissertação ou tese, para no máximo dois ou quatro anos de duração 
respectivamente, incluindo a realização de disciplinas, atividades experimentais, período de sanduíche (caso se 
aplique), elaboração do manuscrito e defesa. 
 
5. Referências Bibliográficas 
 
Listar no máximo 10 (dez) referências bibliográficas, as mais pertinentes para a justificativa e metodologia.  
 
 
 
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ANEXO III 
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR 
PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS MARINHAS TROPICAIS 
 
Seleção  Edital 01/2012 
 
Ficha de Avaliação de Currículo 
 
1.
 
Preencha 
apenas a coluna referente a Pontos Solicitados, baseado na documentação comprobatória. 
2.
 
Os pontos serão concedidos ou não pela comissão de seleção com base na documentação comprobatória. 
3.
 
Para os itens identificados com “*” a pontuação é dupla se o candidato for o primeiro autor. 
4.
 
Caso necessário inclua esclarecimentos sobre itens específicos em folhas anexas ao currículo. 
 
Item 
Pontos 
Solicitados 
Pontos 
Concedios 
1.
 
Experiência profissional na área de Ciências Marinhas ou área afim, incluindo atividade 
docente (0,5 ponto / ano de atividade até o máximo de 3 pontos) 
 
 
2.
 
Especialização/aperfeiçoamento com defesa de trabalho de conclusão  (2,0 pontos por 
curso) 
 
 
3.
 
Bolsa IC (1,0 ponto por ano completo até o máximo de 2 pontos) 
 
 
4.
 
Monitoria (1,0 ponto por ano completo até o máximo de 2 pontos) 
 
 
5.
 
Resumos simples ou expandidos (0,5 ponto / resumo até o máximo de 5 pontos)* 
 
 
6.
 
Trabalho em revista indexada no Qualis na faixa A1-B1 (3,0 pontos / trabalho)* 
 
 
7.
 
Trabalho em revista indexada no Qualis na faixa B2-B5 (1,0 ponto / trabalho)* 
 
 
8.
 
Capítulo de livro científico/didático com ISBN (1,0 ponto / capítulo)* 
 
 
9.
 
Livro científico/didático com ISBN (3,0 pontos / livro)* 
 
 
10.
 
Orientação de Monitoria ou IC (0,5 ponto / orientação até o máximo de 10 pontos) 
 
 
11.
 
Orientação de trabalhos de conclusão de curso (0,5 ponto / orientação até o máximo de 
10 pontos) 
 
 
12.
 
Participação em banca de monografia de graduação (0,5 ponto / banca) 
 
 
13.
 
Prêmio institucional por atividade científica (1,0 ponto / prêmio).  
 
 
TOTAL   
 
 
 
 
 
 
 
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